A escala de limpeza é uma documentação extremamente importante para:
- padronização dos procedimentos: conseguimos determinar, dia, horário e frequência para higienização de setores, equipamentos, utensílios; limpeza geral.
- formação de rotina: o funcionário sempre sabe exatamente o dia em que tem que efetuar a limpeza e desinfecção, portanto, já se programa para conseguir realizar suas atividades
atribuídas e também a higienização do que lhe foi pré-determinado.
- comprovação da limpeza efetuada: documentação é trocada mensalmente e armazenada,
estando disponível para eventuais fiscalizações e conferências.
- responsabilidade: o estabelecimento é dividido em partes e cada funcionário fica
responsável por determinada atividade de higienização, podendo ser ambiental (paredes,
piso, portas, prateleiras, janelas, telas, banheiros etc), equipamentos (refrigerador,
freezer, microondas, balança, forno, fatiador de frios etc) e utensílios (tábuas,
talheres, pratos, tupperwares, bandejas plásticas, pallets etc).
A escala de limpeza é um forte aliado na manutenção da organização e na criação de
disciplina nos funcionários.